Pages

Saturday, September 10, 2011

Remando por Campos e Florestas: Memórias dos Marajós.

Como parte de um projeto de popularização da história e da arqueologia da ilha de Marajó, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicaram o livro didático Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós.


A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Denise Pahl Schaan, que organizou a obra em parceria com Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão, diz que os livros didáticos distribuídos hoje nas escolas não se diferenciam de acordo com a regionalidade e as diferentes culturas existentes no Brasil. “Geralmente os didáticos são produzidos massivamente para adoção em escolas de todo o País, sem haver espaço para as diferenças regionais e as necessidades locais”, explica.

A professora explica que o livro foi feito sob medida para o Marajó, tendo sido redigido por professores das escolas onde será usado. “Esses professores conhecem a realidade local e a realidade de seus alunos”, revela.

Desenvolvido nos anos de 2008 e 2009, o projeto teve a participação de 24 professores marajoaras, que, por estarem presentes na sala de aula das escolas “marajós”, compreendem mais claramente a cultura local. O projeto busca incentivar a valorização do patrimônio cultural e sensibilizar as comunidades para a necessidade de proteção e preservação.

Marajó - O Marajó está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. Com cerca de três mil ilhas e ilhotas é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, além área de proteção ambiental (APA). Concentra uma exuberante riqueza natural espalhada em cerca de 50 mil quilômetros quadrados. FONTES: Secom/ http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

No comments: