Pages

Monday, January 08, 2018

cultural chega a 143 municípios

Segundo Ministério da Cultura infraestrutura cultural chega a 143 municípios brasileiros

A infraestrutura cultural se faz cada vez mais presente no cotidiano do cidadão. Um balanço do ano revela que, até o fim de 2017, 143 municípios brasileiros em 23 estados e no Distrito Federal contam com Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). 

Já são 148 unidades em todo o País, com oferta de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sociassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

Instalados em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, as Praças CEUs promovem a cidadania e ampliam o acesso a direitos sociais, empoderando a comunidade local.  As praças contam com biblioteca, cineteatro – com 40, 60 0u 125 lugares -, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Há três modelos do equipamento, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². Os dois CEUs de maiores dimensões contam também com quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada. 

Os Céus, é um programa do governo federal criado em 2010, os Centros de Artes e Esportes Unificados fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Eixo Comunidade Cidadã. Cabe ao Ministério da Cultura (MinC) a gestão e a coordenação da implementação desses espaços pelo Brasil.

No comments: