Pages

Friday, December 08, 2017

A Aula de filosofia enquanto Experiência Filosófica

O livro escrito por Fábio Antônio Gabriel é resultado da tese de mestrado defendida pelo servidor na Escola de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 
Foto: Divulgação

A publicação, lançada no início de novembro, aborda a temática do ensino da Filosofia por meio de experiências práticas do cotidiano que envolvem conceitos filosóficos. O livro tem como embasamento teórico os estudos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), nela o autor problematiza a possibilidade de um ensino de filosofia que não esteja centrado no “enciclopedismo”, mas numa experiência filosófica real para o estudante do ensino médio.

A pesquisa foi elaborada com 340 questionários e quatro entrevistas, nas quais o autor observou o conhecimento dos profissionais de educação sobre a importância das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia no Paraná e a relevância da Filosofia para a formação dos alunos.

Sobre o autor 

PERFIL - Fábio possui licenciatura em Filosofia, bacharelado em Teologia e especialização em Ética e mestrado em Educação. É doutorando em Educação. Gabriel é autor, coautor e organizador de cinco livros na área de filosofia e educação, além de outros 5 em temáticas interdisciplinares.

No comments: