Pages

Wednesday, October 11, 2017

MinC: programa Memória do Mundo

O Ministério da Cultura (MinC) designou os 18 integrantes do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para um mandato de dois anos. 

Criado em 1992 para incentivar e sensibilizar governos, fundações internacionais e organizações a preservar a memória cultural de seus povos, o programa reúne patrimônio documental dos mais diversos povos e representa boa parte do patrimônio cultural mundial. 

Atualmente, o programa da Unesco conta com a participação de 63 países, divididos em cinco grandes grupos geográficos culturais. O Brasil está no grupo da América Latina e Caribe. O Comitê Nacional do Brasil foi criado em 2004 e tem como objetivo assegurar a preservação das coleções documentais de importância mundial, por meio do registro na lista do patrimônio documental da humanidade. 

Algumas coleções brasileiras já estão inscritas no Memória do Mundo. Entre elas, estão o arquivo arquitetônico de Oscar Niemeyer, os documentos relativos às viagens do Imperador Dom Pedro II no Brasil e no exterior, o arquivo da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, a coleção do Imperador Dom Pedro II de fotografias estrangeiras e brasileiras do século XIX e a rede de informação e contrainformação do regime militar no Brasil (1964-1985). 

Outras coleções e documentos já solicitaram submissão para serem inscritas ao programa, mas ainda estão sob análise. São elas: as apresentações Clamor, do Comitê da Defesa dos Direitos Humanos nos Países do Cone Sul, entre os anos de 1978 e 1991; e a coleção do indigenista Jesco von Puttkamer, que reuniu 40 anos de informações sobre cultura, hábitos e interação ambiental de cerca de 60 povos indígenas da Amazônia.

No comments: