Pages

Monday, October 30, 2017

Coleção de fotografias de Dom Pedro II


Dom Pedro II, imperador do Brasil de 1840 a 1889, era um amante da fotografia – é até mesmo considerado o primeiro fotógrafo brasileiro. 

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Após a proclamação da República, ele deixou uma coleção de 23 mil peças (parte integrante de sua biblioteca particular), a maior parte doada à Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Parte da coleção de fotografias estará exposta pela primeira vez na Biblioteca Nacional, a partir desta segunda (30), na mostra "Uma viagem ao mundo antigo – Egito e Pompéia – nas fotografias da Coleção D. Thereza Christina Maria". 

O reconhecimento internacional do valor cultural desta coleção foi obtido por meio de sua inscrição no Registro Internacional da Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2003, quando a coleção tornou-se então o primeiro conjunto documental brasileiro a integrar este programa.

Sobre a mostra

Com curadoria de Joaquim Marçal, a mostra da Biblioteca Nacional, com 119 imagens, levará ao público originais fotográficos que ficaram guardados, sem qualquer manuseio ou exposição à luz, por aproximadamente um século.

Dividida em dois módulos, a mostra evoca a antiguidade a partir das ruínas do Egito Antigo e de Pompeia e, simultaneamente, alguns aspectos importantes da história das imagens e de sua reprodutibilidade – com destaque para a fotografia, mas sem deixar de levar em conta os processos que a antecederam e com ela coexistiram. A ideia é exibir as diversas técnicas de reprodução experimentadas no século XIX. Obras do egiptólogo Auguste Mariette-Bey, fundador do Museu do Cairo, com quem D. Pedro II travou relações; e do fotógrafo e documentarista inglês Francis Frith, pioneiro na edição de livros fotográficos, são os destaques da exposição.

Também chamam atenção o conjunto de fotos de Pompeia, do fotógrafo italiano Michele Amodio, e os maravilhosos trabalhos do arquiteto inglês Owen Jones no livro "A gramática do ornamento", um compêndio das linguagens visuais adotadas nos ornamentos de diversas culturas desde o Egito Antigo.

Serviço

Exposição "Uma viagem ao mundo antigo"
Data: 1/11/2017 a 30/1/2018
Período: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30h; e sábado, das 10h às 14h30
Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti (Rua México s/n, Rio de Janeiro, RJ)

No comments: