Pages

Friday, October 20, 2017

10º Seminário Biblioteca Viva

A 10ª edição do Seminário Biblioteca Viva será realizada de 23 a 25 de outubro na capital paulista. O evento que compartilha conhecimentos de experiências em bibliotecas públicas e comunitárias está com inscrições gratuitas abertas neste site. 

Tia Dag
Como já é tradição, o evento conta com profissionais gabaritados do Brasil e de países do exterior, que compartilham experiências adotadas em bibliotecas pelo mundo afora.

Uma das novidades na edição de 2017 é que estão confirmadas as participações do escritor André Vianco e da cartunista Laerte Coutinho, importantes personalidades da literatura brasileira. Vianco vai conversar com a plateia no dia da abertura (23/10), enquanto Laerte fará sua exposição no último dia do evento, 25/10.

Atrações culturais

Na abertura da programação, a bibliotecária Mélanie Archambaud irá relatar experiências e apresentar novas formas de mediação de leitura que acontecem na rede de bibliotecas públicas de Bordeaux, na França. O tema da palestra de Mélanie será aprofundado no curso de imersão, que acontecerá no dia seguinte (24/10), com a participação das especialistas Bianca Santana e Amanda Leal de Oliveira. Outra convidada internacional, a bibliotecária alemã Gabriele Ceseroglu atualmente dirige um projeto de incentivo à leitura em várias línguas na Biblioteca Pública de Colônia, dia 23. 

Sagastizábal também participará de uma mesa-redonda (25/10) com Isabel Santos Mayer, do LiteraSampa, rede que conta com catorze bibliotecas comunitárias e duas escolares, além das parcerias que possui nos territórios em que estão inseridos. 

A conhecida Tia Dag, da Casa do Zezinho, e o escritor Marcos Lopes, do Projeto Sonhar, vão responder no dia 23/10 a seguinte pergunta: Novos territórios da leitura: onde estão? Territórios em conflito, jovens, adolescentes e famílias vulneráveis, educação e oportunidades de leitura fazem parte do desafiador dia a dia desses educadores que atuam na região periférica da capital paulista.

serviço

10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva)
23 a 25 de outubro de 2017 – das 8h30 às 18h
Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório e Auditório Vermelho
Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP (Metrô Clínicas)

No comments: