Pages

Saturday, September 16, 2017

50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Começa a 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento, que segue até 24 de setembro na capital federal, teve projeto aprovado para captar recursos por meio da Lei Rouanet e terá representantes que farão debates em painéis. 

BRASÍLIA (DF) BRASIL - Além disso, conta, na programação, com dois filmes realizados graças a editais lançados pelo Ministério da Cultura. O curta-metragem Nada, dirigido por Gabriel Martins, é um deles. Foi selecionado, em 2012, no Edital Curta Afirmativo do MinC, para produção de obras visuais e curtas-metragens dirigidos ou produzidas por jovens negros.

O outro filme apoiado pelo Ministério da Cultura que integra a programação é Torre, dirigido por Nádia Mangolini e selecionado por meio do edital curtas-metragens do MinC em 2013 com o título Rascunhos. A história trata de quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva - o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira -, que relatam suas infâncias durante o regime.

Sobre o Festival 


O 50º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro promoverá um ambiente de negócios e funcionará como uma plataforma para o crescimento e o fortalecimento dos novos mercados audiovisuais. Nesta edição emblemática, com duração ampliada para dez dias, trará também as mostras competitivas, sessões paralelas, retrospectivas, seminários, debates, palestras, oficinas e lançamentos de livros e DVDs. 

O evento é considerado um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do País e foi o primeiro festival de cinema nacional. Ao longo dos anos, enfrentou censura, crises políticas e econômicas. Chegou a ser suspenso durante a ditadura, entre os anos de 1972 e 1974.

No comments: