Pages

Tuesday, August 08, 2017

Casa de Rui: seminário internacional


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB, Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (9), o Seminário Internacional Cultura, Ciência e Democracia. Mesas redondas e conferências reunirão especialistas nacionais e internacionais, que refletirão sobre as relações entre produção do conhecimento, contextos culturais e democracia como valor. Com entrada gratuita e sem necessidade de realizar inscrições prévias, o evento ocorre até a próxima sexta-feira (11) no auditório da Fundação, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. 

A conferência de abertura será proferida pelo professor francês Jacques Leenhardt, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, no início da noite desta quarta-feira (9). Ele tratará sobre o deslocamento como condição para o conhecimento democrático. Marta de Senna explica que essa discussão aborda o sujeito deslocado, tanto espacial quanto social e moralmente, incluindo questões de alteridade, identidade e resistência.

No primeiro dia do seminário, "Cultura, deslocamentos e identidades" será o eixo principal de discussão, na qual a questão das migrações será privilegiada. Especialista no assunto, o pesquisador da Casa de Rui Charles Gomes participa da mesa "O Brasil e os sujeitos deslocados".

O segundo dia do seminário, com tema "Ideias em Circulação", será dedicado a apresentações sobre livro, imprensa e outras mídias e a recepção, apropriação, transformação e consagração das ideias. "Em que medida o que é cultura aqui é também cultura contemporaneamente, ou com uma defasagem muito pequena, em países da Europa, sobretudo no século XIX. 

No comments: