Pages

Saturday, July 08, 2017

Aliança pela cultura entre Brics

Ministros da Cultura João Batista de Andrade reuniu-se com representantes dos países que compõem o Bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) aprovaram nesta quinta-feira,7, em Tianjin, na China, um plano de ação conjunto para a área da cultura. 

Válido para o período 2017-2021, o acordo abre caminho para uma aproximação sem precedentes entre o Brasil e os demais países do bloco. A ideia é aproximar a produção cultural dos cinco países, promovendo cooperação técnica e intercâmbio em ações como preservação de livros raros, funcionamento de bibliotecas digitais, compartilhamento de documentos, produção jornalística e realização de feiras e festivais. Está previsto, ainda, o estímulo à tradução e à divulgação de livros, bem como à proteção, à preservação e à restauração de patrimônio histórico.

Foram definidos quatro eixos de ações conjuntas: cultura e artes;  patrimônio cultural; indústria cultural; e biblioteca, mídia, publicações e arquivo. Foram assinadas também cartas de intenções para a criação de quatro Alianças Brics: de Museus, de Bibliotecas, de Teatro Infantil e de Museus de Arte e Galerias Nacionais.

No comments: