Pages

Thursday, June 22, 2017

Agualusa vence Dublin Literary Award

Livro indicado pelo MinC é vencedor do International Dublin Literary Award

O livro Teoria Geral do Esquecimento, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, ganhou o prêmio literário internacional DUBLIN (International Dublin Literary Award), no valor de 100 mil euros. A obra foi indicada pela Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), administrada pelo Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC). O anúncio foi feito nessa quarta-feira (21).

Esta é a primeira vez que um autor africano é contemplado. Além da indicação brasileira, a obra também foi recomendada por duas bibliotecas portuguesas (Municipal de Oeiras e a Municipal do Porto) e uma croata (Gradska Knjiznica Rijeka). 

Sobre o livro

Teoria Geral do Esquecimento conta a história de Ludovica, ou Ludo, que ergue uma parede separando seu apartamento do resto do edifício onde vive, ficando isolada por vários anos. Rodeada por livros e na companhia de um cão, Ludo vê-se cercada por histórias aparentemente desconexas, que mais tarde baterão à sua porta na forma de muitos personagens, feitos de carne e osso, mas que poderiam ser habitantes de um sonho. "É um livro de ficção que joga com a memória, o esquecimento e a construção de novas identidades", destaca o autor. 

No comments: