Pages

Monday, June 19, 2017

Exposição "80 Anos do IPHAN"

Estão em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, as exposições Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval e Marcel Gautherot - Brasil: tradição, invenção. Abertas ao público até o dia 20 de agosto, as mostras integram as comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). 
Marcel Gautherot

A curadoria da exposição Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval foi feita pelo carnavalesco Leandro Vieira e por técnicos do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan do Rio de Janeiro. 

"A mostra busca ilustrar para o público a existência de uma produção artística que nem sempre é difundida de forma eficiente. O desfile em si é muito conhecido, mas os bastidores não. A ideia é apresentar o alto nível artístico produzido para um espetáculo reconhecidamente brasileiro tão bem definido como a tal Ópera Popular", afirma Vieira. Em estilo making off, a equipe do Iphan produziu um vídeo mostrando os saberes do carnaval concebidos pelos operários do samba" Disse Leandro. 

A exposição Marcel Gautherot – Brasil: tradição, invenção é a maior mostra das obras do fotógrafo francês já exibida no Brasil. As fotografias expostas fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles (IMS). Em parceria com o Iphan, o IMS leva ao Paço Imperial mais de 300 imagens representativas da diversidade temática e da qualidade estética desenvolvida por Gautherot ao longo de sua carreira no Brasil. Mostra tem curadoria de Samuel Titan Jr . 
  

Serviço

Horário: De terça a domingo, das 12h às 19h
Local: Paço Imperial - Praça XV de Novembro, 48 - Centro 
Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca

No comments: