Pages

Wednesday, May 31, 2017

35ª Semana Cultural José Lins do Rego

35ª Semana Cultural José Lins do Rego, acontecerá na quinta-feira, (1º de junho), a programação será aberta com apresentação do Quinteto de Cordas da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), às 9h, na Praça do Povo, em João Pessoa, Paraíba. O acesso à programação é gratuito.
Foto: Tercles Silva

Após a apresentação, será aberta no museu José Lins do Rego a exposição do artista visual Elpídio Dantas, inspirada na obra do escritor homenageado, autor de obras como “Menino de Engenho”. Ainda na quinta-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto em homenagem ao romancista sob regência do maestro Luiz Carlos Durier.

Na sexta-feira (2), às 9h, o professor Janduhi Dantas Nóbrega lança o livro “Menino de Engenho em Cordel”. O lançamento será no auditório 1, rampa 1 do mezanino 2. Encerrada programação, no sábado (3), estará aberta a visitação da exposição no Museu José Lins do Rego, das 8h às 18h.

Museu 

A vida literária do escritor está reunida num museu inaugurado no dia 19 de abril de 1985 no Espaço Cultural José Lins do Rego, outra homenagem ao poeta. São mais de cinco mil volumes, catalogados e informatizados, do acervo bibliográfico do escritor. Livros, documentos, cartas, manuscritos de obras que terminaram em livros e histórias guardadas na biblioteca particular do escritor e que estão reunidas no museu para conhecimento do público.

O escritor 

José Lins do Rego Cavalcanti, patrono do Espaço Cultural, nasceu no dia 3 de junho de 1901, no Engenho Corredor, em Pilar. Começou a estudar no Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Itabaiana, no ano de 1911, e em seguida no Colégio Diocesano Pio X, dirigido pelos Irmãos Maristas, em João Pessoa. Em 1917, publicou no Diário do Estado o primeiro artigo sobre Aluísio Azevedo. Formou-se em direito na Faculdade do Recife e, em 1932, publicou “Menino de Engenho”, seu primeiro romance.

O romancista morreu no dia 12 de setembro de 1957, no Rio de Janeiro, no Hospital dos Servidores do Estado, e sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

No comments: