Pages

Tuesday, April 11, 2017

exposição cardápios de Rui Barbosa

Em exposição cardápios do jurista e escritor Rui Barbosa, que proporciona uma viagem no tempo. 

RIO DE JANEIRO (RJ) BRASIL - Os cardápios, quem diria, também são cultura! A exposição Cardápios XIX e XX, em cartaz na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) a partir desta terça-feira (11), reúne 26 menus que mostram como se comportava a sociedade da época no período compreendido entre 1883 e 1919. 

O material que compõe a mostra foi selecionado no Arquivo Rui Barbosa e na coleção Família Barbosa de Oliveira. O famoso jurista tinha por hábito guardar os menus dos almoços e jantares dos quais participava, como explica Leila Moura, uma das curadoras da exposição.  

Entre outras preciosidades, a mostra destaca os jantares e almoços oferecidos por ocasião da 2ª Conferência da Paz, em Haia (1907), e da Campanha Civilista (nome dado à campanha de Rui Barbosa para disputar a presidência do Brasil em 1910). 

O visitante poderá ver também o menu de um almoço do Clube Beethoven (1883), instituição cultural do Rio de Janeiro que reunia os principais nomes da música clássica, e o cardápio de almoço ofertado pelo Jornal do Brasil para delegações de Brasil e de Portugal em 1907. Além dos nomes dos pratos servidos (em francês), o impresso tem fotos dos 19 convidados. 

Serviço 

Cardápios XIX e XX
De 11 de abril a 12 de maio
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 3289-4600
De terça à sexta-feira, das 10h às 17h30
Entrada franca 

No comments: