Pages

Saturday, January 21, 2017

Museu: homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes homenageado no Museu do Holocausto de Houston

O Museu do Holocausto de Houston organiza na próxima quinta e sexta-feira, com o Comité de Judeus dos Estados Unidos, uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes que inclui a exibição de um filme e uma exposição.

Na quinta-feira será exibido o filme "Desobediência: a História de Sousa Mendes", autoria do realizador francês Joël Santoni, enquanto no dia seguinte será inaugurada a exposição "Sousa Mendes e os vistos da liberdade", organizada em conjunto com a Fundação Sousa Mendes.

Os visitantes terão oportunidade de ver os vistos de famílias salvas, bonecos que as crianças refugiadas traziam consigo, diários de guerra e outros objetos emprestados pela família de Sousa Mendes e familiares de sobreviventes.

Breve Perfil 

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, nome para o qual alterou o seu, foi um cônsul Português. Nasceu em Cabanas de Viriato, 19 de julho de 1885 — Lisboa, 3 de abril de 1954) foi um cônsul Português. 

Enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar que acumulava a função de ministro dos Negócios Estrangeiros, e durante cinco dias concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.

No comments: