Tuesday, January 17, 2017

Livro Lendas do Piauí

Lendas do Piauí: um resgate do imaginário popular. Obra de Arlene Portelada reúne 68 lendas extraídas do imaginário popular com ilustração de Mestre Portelada.


As estórias que permearam a infância da maioria dos piauienses, agora podem ser encontradas num compilado à venda nas bancas e livrarias. Lançado na sexta-feira (15), na Central de Artesanato Mestre Dezinho, o livro “Lendas do Piauí” representa o resgate da história do povo e da região nordeste. 
A autora, Arlene Portelada, piauiense natural de Teresina, foi instigada pelo irmão, o artista plástico Mestre Portelada, a iniciar a investigação que durou 10 anos.
Mestre Portelada  pintou, há quase duas décadas, 68 telas retratando lendas piauienses. A cobrança repetida dos espectadores por informações que favorecessem uma melhor compreensão, suscitou do artista plástico o pedido para a irmã, uma “artista das letras”. Arleni é escritora, poetisa, jornalista e radialista. No livro, reúne as exatas 68 lendas.
O livro “Lendas Piauienses” também aborda a pré-história, cultura, geografia, riquezas naturais, turismo, religiosidade, entre outros temas. A obra se torna uma fonte rica de pesquisa para uso em sala de aula.
As 68 telas de Portelada ficam expostas permanentemente na Central de Artesanato. Os desenhos ilustram as estórias do livro. 

No comments: