Pages

Thursday, January 05, 2017

Brasiliana Fotográfica: História do Brasil em imagens


Os acervos mais importantes sobre fotografia brasileira, reunidos em um só lugar. O que poderia ser só um sonho para pesquisadores e apaixonados por fotografia já é uma realidade. 

portal Brasiliana Fotográfica disponibiliza imagens fundamentais sobre a história do País e surgiu de uma iniciativa conjunta da Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e do Instituto Moreira Salles. 
Desde sua criação, em 2015, o portal já teve mais de 10 milhões de visualizações, com uma média de 300 mil a 400 mil acessos por mês. O interesse é compreensível: no portal, é possível acessar, por exemplo, fotos de Marc Ferrez e Augusto Malta, que retrataram de forma ímpar o Brasil no século XIX e início do século XX. 

Funcionando de forma colaborativa, o projeto está sempre buscando ampliar suas parcerias. Ao longo de quase dois anos de criação, já ganhou a adesão do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, do Departamento de Patrimônio Histórico e Documental da Marinha e do Leibniz-Institut fuer Laenderkunde, na Alemanha, instituto que tem um importante acervo de fotografias brasileiras. 


A Biblioteca Nacional tem a Coleção Thereza Christina Maria e no Instituto Moreira Salles temos a coleção Gilberto Ferrez, que reúne a coleção de Marc Ferrez, avô do Gilberto. A Brasiliana Fotográfica estimula a colaboração, democratiza o acesso e a convergência de conteúdos. 

Foto 1: Tupy-Guarany do Roggers : Carnaval da Parahyba, da década de 30, é uma das fotos da FBN presentes na Brasiliana Fotográfica (Foto: Divulgação)

Foto 2: A foto Copacabana, de Marc Ferrez, integra a Coleção Gilberto Ferrez, pertencente ao Instituto Moreira Salles (Foto: Divulgação)

No comments: