Tuesday, January 24, 2017

Agostinho Batista de Freitas – Masp

Agostinho Batista de Freitas dedicou parte da sua trajetória artística a representações de vistas urbanas. Após mais de sessenta anos depois da sua ultima exposição no Masp, ele esta de volta com uma mostra que reúne 74 pinturas das décadas de 1950 até 1990. 

O artista reproduziu uma coletânea de cartões postais da cidade de São Paulo, como o Theatro Municipal, a Catedral da Sé, Edifício Itália e diversas pinturas do próprio Masp, que poderão ser admiradas de perto até o dia 9 de abril.

O foco aqui são as representações de São Paulo, assunto de que Batista de Freitas se ocupou durante toda a sua trajetória. Nesse caso não se trata apenas de uma extraordinária quantidade de pinturas sobre a cidade, algo singular para São Paulo, mas da qualidade e da variedade desses trabalhos, diversi cados e surpreendentes em suas composições, coloridos, pontos de vista e enquadramentos.

Nesta mostra a relação de Batista de Freitas com a cidade se faz presente mediante diversos agrupamentos de obras, organizados em leiras, que vão desde a representação do edifício do Museu, na avenida Paulista, até as vistas aéreas do centro de São Paulo, passando por cenas do cotidiano na Zona Norte, onde o artista vivia, e situações coletivas de diferentes naturezas, que incluem as viagens, as festas, os divertimentos e as manifestações religiosas.

Instalada na arquitetura franca e direta de Lina Bo Bardi (1914-1992), com suas transparências e aberturas para a paisagem urbana, a obra de Batista de Freitas convida a uma visão ativa sobre São Paulo, com suas complexas dinâmicas urbanas, histórias e diferenças sociais.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
CEP 01310-200 - São Paulo / SP
Telefone 55 - 11 - 3149-5959

No comments: