Pages

Thursday, December 22, 2016

Manifestação Boi Caboclinho

Manifestação Boi Caboclinho é tema de reunião no Ministério da Cultura

O ministro da Cultura, Roberto Freire, se reuniu com o prefeito eleito de Limoeiro (PE), João Luís Ferreira, mais conhecido como Joãozinho (PSB). Na reunião, foram abordadas as manifestações culturais típicas do município, a exemplo do "Boi Caboclinho", uma mistura do Bumba meu boi com o Caboclinho.

Na manifestação, valentes caboclos e outros personagens duelam contra o boi. Ainda costumam ser apresentados "saltos mortais múltiplos" pelos caboclos trajados em luxuosas fantasias de penas de aves coloridas. Nos festejos deste ano, mais de 15 folguedos populares mantiveram viva a tradição da manifestação. Bois, frevo, maracatu, coco de roda e até o forró tomaram conta da principal avenida da cidade.

 Patrimônios Culturais

O Caboclinho pernambucano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em novembro deste ano. A manifestação cultural dos grupos de Caboclos, ou Caboclinho, é datada desde o final do século XIX. Ela simboliza a memória do encontro cultural e da resistência, sobretudo das populações indígenas e também dos povos africanos escravizados, que reverberam profundamente na história do nordeste rural brasileiro. 

Já o bumba meu boi é uma celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Destaca-se também a riqueza das tramas e personagens. 

No comments: