Pages

Tuesday, October 04, 2016

Expo David Zingg no Notícias Populares

Segue até o dia 4 de novembro,  no MIS \\SP a exposição David Zingg no Notícias Populares. A mostra, inédita, apresenta fotografias que Zingg fez durante um período de três meses em 1986, quando trabalhou no jornal Notícias Populares. Além de 35 fotos, a mostra traz capas e matérias do “NP”, como o diário era conhecido, com fotos feitas por Zingg.

David Zingg era um fotógrafo badalado, membro do seleto time de contratados pela editora Abril, nos anos 1960, com a missão de elevar o nível da reportagem fotográfica no Brasil. Depois de morar muito tempo no Rio de Janeiro, mudou-se para São Paulo. 
Elke Maravilha segundo David Zinng


Tudo começou em uma festa em 1986 quando David Zingg (1923-2000) se aproximou de um jornalista da Folha de S. Paulo e disse: “Meu sonho é trabalhar no Notícias Populares, que tem a melhor edição de fotografia da imprensa brasileira”. O NP (1963-2001) era um jornal polêmico, popular, com imagem de sensacionalista (“espreme que sai sangue”, diziam), mas extremamente querido, o mais lido nas bancas. O NP pertencia à mesma empresa que edita a Folha. Daquele diálogo ao início da colaboração com o jornal foram poucos dias.
Mr. David Zinng


Sobre David Zingg


Nascido em Montclair, Nova Jersey, (EUA), David Drew Zingg (1923-2000) estudou na Columbia University, onde viria a lecionar jornalismo. Foi repórter e fotógrafo da revista Look e trabalhou para outras publicações dos EUA, como Life, Esquire e Vogue. Em 1959, Zingg chegou ao no Rio de Janeiro. Encantado com o país, começou a viajar frequentemente entre Nova York e o Brasil, até que no final de 1964, resolveu se fixar por aqui.  Suas reportagens sobre acontecimentos nacionais, incluindo a construção de Brasília, foram publicadas em várias revistas americanas e britânicas. 

No comments: