Sunday, October 09, 2016

Marx + Deleuze: Capitalismo & Subjetividade


RIO DE JANEIRO, BRASIL - A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em parceria com a Universidade Nômade, promove o curso de filosofia . 


Marx + Deleuze: capitalismo e subjetividade. Serão 16 encontros, com dois tempos cada, totalizando 10 horas, no auditório da FCRB.

Inscrições serão realizadas no e-mail: marxdeleuze.casaruibarbosa@gmail.com. É preciso informar nome, idade e formação acadêmica, se houver. A confirmação da inscrição será com o comparecimento às primeiras aulas. Não há pré-requisito para o curso, bastando o interesse nos autores citados e temáticas abordadas. Será concedido certificado pela Casa de Rui Barbosa aos alunos que completarem 3/5 da frequência nas aulas. 

As aulas, ministradas pelo professor Bruno Cava, têm como objetivo concentrar uma análise sob o ponto de vista da produção de subjetividade, tomando como fio condutor o livro.

O anti-édipo(1972), de Gilles Deleuze e Felix Guattari, bem como a obra filosófica de Karl Marx e Friedrich Engels. 

Bruno Cava é pesquisador associado à Rede Universidade Nômade, pesquisa há cerca de 10 anos movimentos e lutas urbanas, é mestre em Filosofia do Direito pela Uerj, graduado em Direito e Engenharia (Uerj e ITA), autor de A multidão foi ao deserto(AnnaBlume, 2013), coeditor da Revista Lugar Comum, e publica artigos em diversos sites, periódicos e revistas, como Chimère, Multitudes, The Guardian, Le Monde Diplomatique, Alfabeta2, Al Jazeera, South Atlantic Quarterly, Direito e Práxis. 

Confira a programação: 

1ª aula: 3/11 (quinta) - Introdução aos autores
2ª aula: 8/11 (terça) - Cap. 1 do Anti-Édipo
3ª aula: 16/11 (quarta) - Cap. 2 do Anti-Édipo
4ª aula: 22/11 (terça) - Cap. 3 do Anti-Édipo

5ª aula: 28/11 (segunda) - Cap. 4 e último do Anti-Édipo


No comments: