Pages

Thursday, October 13, 2016

Casa de Rui Barbosa discute conservação e restauro


A História, seja em forma de livros, documentos ou edificações, precisa de cuidados para se perpetuar. Daí a importância fundamental dos profissionais especializados em cuidar do patrimônio. 


RIO DE JANEIRO, BRASIL - Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, serão realizadas a VI Jornada de Conservação e Restauração e a IV Semana Carioca de Preservação, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O evento é resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes. 

O encontro é voltado a profissionais e estudantes de conservação e restauro e áreas afins, como bibliotecários, museólogos, arquitetos e químicos, entre outros gestores com interesse em conservação e restauração do patrimônio artístico e cultural. Nos últimos anos, a jornada passou a ter abrangência internacional, em virtude das pesquisas nacionais e internacionais sobre a área apresentada. 

Nesta edição, o tema será Conservação no Brasil: passado, presente e futuro, incluindo debates sobre a preservação de objetos artísticos em um arquivo-museu; identificação de fungos e bactérias em cerâmicas arqueológicas; e os desafios da profissão, entre outros. 

Os valores para inscrição na VI Jornada de Conservação e Restauração IV Semana Carioca de Preservação são de R$ 50 para estudantes e R$ 200 para profissionais.


No comments: