Pages

Thursday, September 01, 2016

Morre atriz Anna Paula, uma diva

A atriz Anna Paula, de 87 anos, cuja carreira passou sobretudo pela televisão, em telenovelas exemplo "Vila Faia" e em filmes como "O Costa d´África", morreu na manhã de quarta-feira,31, na Casa do Artista, em Lisboa, Portugal, disse à instituição à agência Lusa. Ainda segundo a Casa do Artista, o corpo da atriz seguirá para a Basílica da Estrela, em Lisboa.


Maria Zulmira Pereira Lemos Zeiger, nasceu a 26 de maio de 1929, em Braga, Portugal, foi atriz, professora de teatro e dramaturga. Teve uma carreira muito premiada, que fora iniciada nos anos 1940. Atuou na televisão, no cinema, na rádio, em dublagens além de teatro, onde trabalhou na Companhia de Teatro Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Estúdio Lisboa, e no Teatro Experimental do Porto.
Em 1981 ela integrou o elenco fixo do Teatro Experimental de Cascais e, nessa altura, entrou na série televisiva "Retalhos da vida de um médico".
Participou nas telenovelas “Cinzas”, "Na Paz dos Anjos", "Os Lobos", "Nunca Digas Adeus", "Baía das Mulheres", e "Ninguém como tu".
No cinema, estreou-se em "Sol e Toiros" (1949), do realizador José Buchs, que relata a história de amor entre um toureiro e uma costureira que queria ser atriz de teatro.
Pelo seu trabalho, foi condecorada pela Câmara Municipal de Cascais, em 1994, e recebeu o prémio de "Melhor Atriz de Teatro Declamado", entregue em 1985 pela Associação dos Críticos. (Francisco Martins\Sapo). 

No comments: