Sunday, September 04, 2016

Breve perfil Sobre Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu no dia 6 de julho de 1907, em Coyoacan, México. 




Aos 18 anos, enquanto estudava medicina, sua vida mudou de forma trágica: sofreu um acidente automobilístico que lhe rendeu múltiplas fraturas e a fez submeter-se a várias cirurgias (35 ao todo). Foi nesta época que ela começou a pintar freneticamente e se autorretratou revelando suas angústias, vivências, medos e o amor por Diego Rivera, pintor e muralista mexicano mais importante do século 20, com quem casou em 1929. 


As obras de Frida possuem uma estética muito próxima ao surrealismo com influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos de vanguarda. Destacou-se ainda pelo uso de cores fortes e vivas. 


Em 1938, fez sua primeira exposição individual, na galeria de Julien Levy, em Nova York, e foi sucesso de crítica. Em seguida, seguiu para Paris. Lá conheceu Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Marcel Duchamp, Paul Éluard e Max Ernst. O Museu do Louvre adquiriu um de seus autorretratos. Em 1951 pintou o “retrato do meu pai” e, quando morreu, deixou uma pintura inacabada de Stalin.

SOBRE 2 MOSTRAS QUE ESTREIAM EM SÃO PAULO

No comments: