Pages

Thursday, August 04, 2016

História da Arte no Brasil – Módulo I

Este curso de História da Arte no Brasil propõe, num primeiro momento, uma análise do modelo artístico desenvolvido no Brasil a partir da chegada da Missão Artística Francesa que funda aqui a Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro.


SÃO PAULO (SP) BRASIL -  Ao longo do século XIX e início do século XX, a arte acadêmica imprime uma marca na cultura brasileira. O intercâmbio dos artistas através dos prêmios e bolsas de viagem à Europa concedidos pela Academia têm papel decisivo na formação de artistas como, por exemplo, Victor Meirelles, Pedro Américo, Almeida Junior, entre tantos, assim como no ambiente que se forma a partir da Academia de Belas Artes.

Num segundo momento, a análise se volta para as manifestações de ruptura a partir da exposição de Anita Malfatti, em 1917, e da Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos nas décadas seguintes.

Sobre a professora

Paula Palhares é doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP (2000), mestre em ciências da comunicação pela ECA-USP e tem licenciatura em artes plásticas pela FAAP, onde é professora de história da arte na Faculdade de Artes Plásticas. Foi professora de história da arte em diversos cursos de bacharelado do Senac São Paulo e coordenadora do setor educativo do Itaú Cultural. INSCRIÇÃO

oficina 

19set a 13out2016
segundas e quintas,
das 19h às 22h
auditório LABMIS 
R$100,00

No comments: