Pages

Saturday, July 09, 2016

Mostra Cultura dos povos indígenas

Cultura dos povos indígenas do Tocantins é retratada em exposição no Palácio Araguaia.
Foto: Aldivan Almeida

A  população palmense terão uma opção a mais de lazer: a Exposição Artística Literária Cultural Indígena, montada no hall do Palácio Araguaia. O público poderá conferir a exposição que representa todos os povos indígenas do Tocantins, até o dia 11,  das 8 horas às 18 horas.

A mostra apresenta parte do acervo fotográfico da pasta e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). São cerca de 40 fotografias, peças do artesanato indígena como a cestaria em Capim Dourado, criação do povo Xerente, as bonecas Ritxòkò, confeccionadas pelo povo indígena Karajá, dentre outros objetos produzidos em cerâmica.

As bonecas Ritxòkò foram tombadas como patrimônio histórico e cultural em 2012. Elas retratam cenas do cotidiano desse povo, como o parto, a morte, a caça, outros espaços e ciclos rituais do povo Karajá.

No Estado, há cerca de 15 mil indígenas distribuídos em 144 aldeias de oito etnias: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro.

No comments: