Saturday, July 02, 2016

Há cem anos nasceu a escritora Zélia Gattai

Apesar de acreditar que não era boa em discursos, Zélia Gattai sabia que, entre os seus dotes, estava o de saber contar histórias. 

Zélia Gattai \Foto: Cia das Letras

Zélia Gattai Amado de Faria foi uma escritora, fotógrafa e memorialista brasileira, tendo também sido expoente da militância política nacional durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou. A escritora e ex-esposa de Jorge Amado, nasceu em 2 de julho de 1916, São Paulo, São Paulo, e faleceu  em 17 de maio de 2008, Salvador, Bahia. Para comemorar o centenário, várias atividades acontecerão. 

Zélia Gattai começou a escrever apenas depois dos 60 anos. Seu livro de estreia, "Anarquistas, graças a Deus", foi traduzido para vários idiomas e se tornou minissérie de TV na década de 1980.  É autora de onze livros de memórias, três infanto-juvenis e um romance. Em maio de 2002, passou a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira que pertencia ao marido, Jorge Amado, a de número 23. 

Para celebrar o centenário de nascimento da escritora, a fundação conseguiu apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) para reformar a casa que abrigará que o Espaço Zélia Gattai, que fica no espaço contíguo à fundação.  A casa tem quatro pavimentos, num total de 540 metros quadrados, que abrigará no térreo uma galeria de arte para exposição temporária e permanente do próprio acervo e abrirá espaço para outros artistas.  

Programação especial 

A fundação prepara a exposição "Zélia – Talentosa, graças a Deus", no imóvel cedido recentemente pelo Governo do Estado da Bahia, o mesmo que será transformada no Espaço Zélia Gattai. Entre os dias 22 de julho e 26 de agosto, a exposição fará uma abordagem lúdica e interativa da vida da escritora com exibição de vídeos, produção de painéis e exposição de fotos.

Durante os fins de semana de julho, a fundação fará uma programação especial com saraus e pocket shows. Para o sábado, 2 de julho, a filha dela Paloma Jorge Amado fará o pré-lançamento do livro "Pituco", no Memorial Casa do Rio Vermelho, de 10h às 17h.  

No comments: