Thursday, April 07, 2016

Estudantes suecos visitam Parque da Serra do Curral


Estudantes suecos conheceram o Parque da Serra do Curral. Os alunos são integrantes de um programa de cooperação internacional do Colégio Coltec-MG com a escola Bacvangs Gymnasiet, da cidade sueca de Boras. 


O intercâmbio permite que estudantes brasileiros e suecos tenham a oportunidade de visitar o outro país, acompanhar aulas locais na língua inglesa e desenvolver, durante duas semanas de permanência no país estrangeiro, projetos e estudos na área de sustentabilidade. O programa fomenta iniciativas em três eixos principais: desperdício de alimentos, tratamento de resíduos e educação ambiental de forma geral.

Acompanhados por professores brasileiros e suecos, além de monitores do parque, eles percorreram 4 quilômetros de trilhas e puderam aprender mais sobre a fauna e flora do local. Gina Gustafsson, de 17 anos, ficou bastante admirada com as paisagens. Jogadora amadora de vôlei, Gina confessou que, mesmo bem preparada fisicamente, sentiu bastante cansaço em função do clima quente e da geografia do parque, com aclives nada comuns em seu país. “Ainda assim, a experiência foi ótima, pois me senti muito próxima da natureza. 


Patrimônio

O Parque da Serra do Curral tem a função de proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e símbolo da capital. Localizado em uma área aproximada de 400 mil metros quadrados, o parque possui dez mirantes distribuídos por seus quatro mil metros de extensão, de onde o visitante pode identificar pontos turísticos da cidade e aspectos naturais de seu entorno. O parque fica na Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, no bairro Mangabeiras, e pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 17h.

No comments: