Pages

Friday, April 08, 2016

60 anos Escola de Dança Teatro Guaíra

A Escola de Dança Teatro Guaíra comemora 60 anos de criação no dia 6 de abril. Para marcar a data será aberta na sexta-feira (8), às 16h, no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Foto: Chico Nogueira

CURITIBA (PR) BRASIL - A mostra com programas de espetáculos, troféus recebidos pelos alunos, cartazes, figurinos e um vídeo institucional da escola. No mesmo dia será descerrada placa comemorativa à data, no saguão do Guairão. A exposição ficará aberta ao público até o fim do ano. Também dentro das atividades de comemorações dos 60 anos será lançado no segundo semestre um livro de memórias da Escola. 

HISTÓRICO 

O Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra foi criado em 1956 para preparar alunos para o Corpo de Baile do Teatro. O curso passou por várias adaptações e chegou a ter 12 níveis.

O Projeto Pré-Profissional foi criado em 1983 e as turmas para crianças a partir de 7 anos de idade foram abertas em 1984. Em 1990, foram regulamentados os três últimos anos do Curso Profissionalizante de 2º grau na Habilitação de Bailarino para Corpo de Baile. Assim nasceu a Escola de Danças Clássicas que, além das Técnicas da Dança Clássica e Moderna, oferece aulas de Evolução da Dança, Terminologia, Música, Anatomia, Folclore, Repertório e Técnica Teatral.
foto: Fernando Castro

Foram criados também o Curso Livre, o Curso de Formação do Artista Bailarino e o Curso Técnico em Dança. Em 2013, o Projeto Pré-Profissional completou 30 aos e foi unido ao Grupo Juvenil, que forma a Companhia Jovem Teatro Guaíra.

Em 2015, a escola retornou para o prédio sede do Centro Cultural Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.  No fim do ano passado, nos testes seletivos para novos alunos, a escola recebeu 525 inscrições.  Atualmente a escola tem 230 alunos no Curso Técnico em Dança, Curso de Formação, Cursos Livres (infantil e juvenil). 

Serviço

60 anos Escola de Dança Teatro Guaíra

Data: sexta-feira (8), às 16h

No comments: