Pages

Thursday, March 31, 2016

Escritor Imre Kertesz morre aos 86 anos

Imre Kertesz, escritor húngaro autor de "Sem Destino" e vencedor do Nobel de Literatura em 2002, morreu nesta quinta-feira,31, aos 86 anos, informou sua editora.

BUDAPESTE, HUNGRIA - "Imre Kertesz faleceu durante a madrugada em sua residência de Budapeste após uma longa batalha contra uma doença, afirmou Krisztian Nyary, diretor da editora Magveto".

Nascido em 9 de novembro de 1929, ele sobrevivente dos campos de extermínio nazistas foi o primeiro autor de língua húngara a receber o Nobel. O autor foi deportado em 1944 a Auschwitz-Birkenau (Polônia), antes de ser transferido a Buchenwald (Alemanha) em 1945.


Ao retornar para a Hungria, sofreu o terror do stalinismo e foi marginalizado pelo regime quando trabalhava como jornalista. Sua obra mais conhecida, "Sem Destino", publicada em meio à indiferença em 1975, foi finalmente reconhecida como uma obra que "sustenta a frágil vivência do indivíduo contra a bárbara arbitrariedade da História" e "defende o pensamento individual contra a submissão ao poder político", segundo o júri do Nobel.

No comments: