Pages

Tuesday, February 16, 2016

Casa de Rui: visitas guiadas a partir de 24


O Museu Casa de Rui Barbosa foi fechado para visitação nesta segunda-feira (15), devido à execução do Projeto de Revitalização e Restauração do Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa, que teve suas obras iniciadas em 2015.


RIO DE JANEIRO, BRASIL - Em janeiro deste ano, o acesso ao jardim já havia sido interrompido. A partir do dia 24 de fevereiro, entretanto, um grupo de pesquisadores bolsistas vinculado ao museu irá oferecer visitas especiais voltadas à comunidade acadêmica e técnica e ao público em geral.

A inciativa terá como intuito o compartilhamento de histórias que explicam a importância cultural do local, além de todo o processo aplicado na conservação, restauração, arqueologia e paisagismo de sítios históricos – temas já comuns aos seminários e palestras ofertados pela instituição. O público poderá, ainda, conhecer os trabalhos de preservação das obras artísticas e os cuidados necessários ao tratamento de um jardim tombado, além de aprender também sobre as técnicas utilizadas na restauração do prédio onde morou o político e escritor Rui Barbosa - datado de 1850 e localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, as visitas contarão com a presença de profissionais especializados, entre os quais o especialista em jardins históricos Carlos Fernando Delfim e a arquiteta Cláudia Carvalho, além de profissionais da própria Fundação Casa Rui Barbosa e de técnicos da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), parceira do projeto de revitalização.

A atividade no dia 24/2 será gratuita e aberta ao público mediante agendamento pelo email museu@rb.gov.br. As vagas serão limitadas, com no máximo 175 participantes. O projeto deverá prosseguir até o final do primeiro semestre de 2016, quando o novo jardim e a fachada do museu deverão ser entregues ao público.

No comments: