Pages

Tuesday, January 05, 2016

Morre artista plástico e ator Antônio Pompêo

Ator Antônio Pompêo é encontrado morto em sua casa, no bairro de Guaratiba, Rio de Janeiro 


Antônio Pompêo, nascido em São José do Rio Pardo, São Paulo, em 23 de fevereiro de 1953, estreou no cinema em Xica da Silva (1976), de Carlos Diegues. 

Entre o fim dos anos 70 e começo dos anos 80, atuou em diversos filmes nacionais e, a partir daí, dedicou-se mais a trabalhos na televisão, só voltando ao cinema 17 anos depois, em O Xangô de Baker Street (2001), de Miguel Faria Jr. 

Era um dos idealizadores do Projeto A Cor da Cultura que se converteu em material de apoio pedagógico em todo o território nacional para a formação de docentes e estudantes em História e Cultura afrobrasileiras e foi presidente do Centro de Documentação e Informação do Artista Negro (CIDAN).

Também participou de novelas como "O Rei do Gado", "A viagem", "Pecado capital", "Mulheres de areia", Kananga do Japão", "A história de Ana Raio e Zé Trovão", "A casa das sete mulheres", "Pedra sobre pedra", "Fera ferida", entre outras.

Foi Diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira[2] da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil. Pompeu faleceu em 5 de janeiro de 2016. (Francisco Martins). 

No comments: