Pages

Sunday, December 27, 2009

"Desvirando a página - a vida de Olavo Setubal"



Arrojado e polêmico, em 2000 desferiu " quitandeiros vendem feito pudim". A frase foi dita em entrevista à Veja, e abordava a dificuldade de crescer das empresas brasileiras.


A biografia de um dos mais arrojados banqueiros do país escrita em mão dupla por Ignácio de Loyola Brandão e Jorge J. Okubaro, para editora Global, não tem a cronologia convencional das biografias que retratam as vidas de personalidades. Apresenta uma divisão que o próprio traçou para sua vida. A biografia é pautada somente na vida profissional do banqueiro, de seu mundo privado nada foi revelado ou contado pelos autores, o que sugere uma autobiografia. Como é difícil de separar a figura pública e a figura privada, vez ou outra o leitor encontrará no mesmo período os dois relatos. Segundo os autores, não se trata de repetição mas um recurso intencional, e isso gera uma certa curiosidade aos leitores desse gênero de literatura.

Ao levar métodos de engenharia para o banco, Olavo Setubal despertou ceticismo de banqueiros da época. De todos, apenas ele sobreviveu. É o pioneiro na informatização e na fusão de bancos, transformou o Itausa {Itaú} em um dos mais poderosos complexos bancário do país. Fundador da Deca, 1947, cuja primeira fábrica ficava na rua dos Amores; mentor financeiro e intelectual da re-estruturação da Duratex. Ou seja, em toda empresa em que colocou a mão, o elevou ao primeiro nível. Foi Ministro, no governo de José Sarney, em 1985, prefeito de São Paulo, em 1975,, até que desiludiu-se com a política. Grande colecionador de arte, na Vila Setubal, em sua Casa de Águas da Prata, interior paulista, por exemplo, esculturas feitas por Maria Martins ornam seu jardim. Sub-dividida em 18 capítulos e ricamente ilustrada, sendo 16 páginas coloridas "Desvirando a Página - A vida de Olavo Setubal", foi lançada em 2008, e teve a primeira reimpressão em 2009, conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Olavo Egydio Setubal nasceu em 16 de abril de 1923,na Maternidade São Paulo {fundada em 1894} era formado pela Escola Politécnica de São Paulo, em Engenheiro Mecânico Eletricista, dezembro de 1945. Morreu minutos depois de ter a biografia encerrada, em agosto de 2008, deixou os filhos José Luiz, Alfredo, Paulo Setubal, Olavo Júnior, Roberto e Ricardo e Maria Alice e a viúva Matilde Azevedo Setubal, a Tide, com quem se casou em 1946.

Agência FM agradecimentos:

Guilherme Loureiro - Assessor de Imprensa
Global Editora> http://www.globaleditora.com.br/

global@globaleditora.com.br
11/ 3277-7999 – fax: 3277-8141


Autores: Ignácio de Loyola Brandão e
Jorge J. Okubaro
Gênero: biografia
N* de páginas: 544
Valor: R$ 65,00

No comments: