Pages

Monday, June 22, 2009

Marta Lucena:“Cada Rosto, Uma História”

A fotógrafa Marta Lucena e a enfermeira Cláudia Garcia convidam para a exposição fotográfica “Cada Rosto, Uma História” e o lançamento da campanha “Adote um idoso”, na Vila Vicentina, Sete Lagoas, MG.

Exposição de fotografias com uma retrospectiva histórica dos momentos dos idosos da Vila Vicentina de Sete Lagoas, a partir de uma pesquisa iniciada em janeiro de 2009. Simultaneamente, lançamento da campanha “Adote um idoso”, mediante doações através do Banco do Brasil. O projeto envolvendo as fotografias e a campanha nasceu da convergência de olhares das amigas Cláudia Garcia e Marta Lucena, que mesmo em profissões diferentes, se viram sensibilizadas pela situação dos idosos da Vila Vicentina. Cláudia busca ajudar os idosos na área médica e Marta através das imagens.

O projeto tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos idosos da Vila Vicentina, na cidade de Sete Lagoas/MG. Uma conta corrente foi criada no Banco do Brasil - Agência 0395-6 - C/C 2009-0005, com o objetivo de viabilizar a adoção do idoso através de doações mensais.As fotografias mostram os vários momentos dos idosos, na confirmação da memória iconográfica em imagens: os efeitos de luz e cor em velocidade que o olho humano não percebe, mas a máquina consegue captar, são reveladas ao público nas enigmáticas, sugestivas e atraentes fotografias desta exposição inédita.
Marta Lucena retrata o cotidiano dos velhinhos da Vila Vicentina em 30 fotografias tamanho 30/20cm, montadas em molduras brancas.A exposição vai percorrer todas as escolas de Sete Lagoas até julho de 2010, levando uma mensagem de sensibilização às crianças e jovens sobre a situação do idoso em nossa sociedade. Na primeira quinzena de julho a exposição estará na agência do Banco Brasil e na segunda quinzena no Museu Ferroviário de Sete Lagoas. Em agosto, após o retorno das aulas, a exposição percorrerá escolas e faculdades da cidade.


Perfil das expositoras


Marta Lucena, fotógrafa, com pós-graduação em Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina/PR, com várias exposições em seu currículo bem como participação em projetos sociais.


Cláudia Garcia, com pós-graduação em Enfermagem pela UFMG, Pé Diabético na Universidade de Bolonha/Itália e com vários trabalhos sociais na Vila Vicentina.

Adote um Idoso:
Banco do Brasil – agência 0395-6 c/ Corrente
Nº 2009-0005


Exposição fotográfica:CADA ROSTO, UMA HISTÓRIA
Na Vila Vicentina dia 30 de junho, às 19 horas - Sete Lagoas -MG
{Rua Floripes Guimarães Cotta, 684, bairro do Carmo}
Marta Lucena : (031)9945 2715 – (031)3776 2715 -
E-mail e Messenger: lucenamarta@hotmail.com

No comments: