Pages

Saturday, April 11, 2009

Cidade de L’ Áquila tem história sísmica que data de 1.315

Cenário de filmes como "O Nome da Rosa" estrelado por Sean Connery e Feitiço de Áquila por Mathews Broderick, sofre mais um abalo sísmico e por pouco não some do mapa italiano.

ROMA - 8/04 - Localizada na região de Abruzzo, sua origem remonta ao século XIII.Fundada pelo neto de Frederico Barbarossa, Frederico 2*, imperador do Sacro-Império Romano e Alemão em meados de 1.240, a cidade é uma interligação de 99 vilas. L’ Aquila tem arquitetura romântica, barroca, renascentista e gótica passou a integrar o Reino da Itália em 1.860, chegando a ocupar o posto de segunda maior do Reino de Nápoles. Encrustada no vale Apeninos a pequena cidade atraiu a atenção de cineastas que rodaram longas-metragens na fortaleza medieval Rocca Colascio o maior forte do País com 1.460 metros.
A vida pregressa de L’Aquila quanto aos terremotos datam de antanhos. Registros dão conta que os abalos acontecem desde 1.315 e seguem-se nos séculos: 1.349, 1.452, 1.501, 1.646, porém, o mais danoso foi o de 1.703 que destruiu mais da metade da cidade. Prédios que sobreviveram ao ataque de 1.703 como igreja Duomo foram duramente atingidos no abalo de 5,3 graus na madrugada de segunda-feira, 6 de abril na Itália, e domingo [5/04] à noite no Brasil. Mais de dez mil casas foram afetadas ou destruídas. Outros patrimônios: Pagânica, igreja de Santa Maria Assunta; Loretto Apruntino, onde ficam as torres da igreja de São Francisco; Goriano Sicoli: igreja Santa Gemma e o vilarejo de Onna com 300 habitantes e 40 mortos. No total 25 mil pessoas ficaram desabrigadas e 239 morreram. A vítima mais nova tinha menos de um ano e a mais idosa 98 anos. A estimativa e de que os prejuízos materiais são da ordem de 1,3 bilhão de Euros, segundo Ministério do Interior. O Vaticano dará uma concessão especial para que uma missa seja celebrada durante o enterro coletivo das vítimas em 10/04/09. A concessão se faz necessária pois no ano litúrgico, Sexta-Feira Santa é o único dia onde não se celebra missa.

Pontos

O Gran Sasso [ pedra grande em italiano] é um importante destino de esquiadores. O enorme maciço localizado no parque nacional de Gran Sasso Monti Della Laga, em funcionamento desde 1991, cujo ponto mais alto mede 2912 metros de altura. O Campo Imperatore, que conecta as estações de esqui Prati di Tivo e Fonte Cerreto tanto por estradas quanto teleféricos. Uma curiosidade, foi nesse campo onde a sorte de Benito Mussolini mudou, pois o ditador fora aprisionado em 1943 e depois resgatados por patrulhas alemãs. [David Sanchez - Especial para Agência FM - http://www.agenciafm.jor.br/ ] [Foto: Laura Milani ]

No comments: