Pages

Friday, August 08, 2008

Museu Nacional do Azulejo - Portugal

O museu possui um importante acervo de peças cerâmicas sendo sua maioria composta por peças portuguesas dos séculos XIX e XX, com os períodos mais importantes da indústria e de autor. A arte religiosa constituiu uma das mais interessantes evidências da transculturação nas artes decorativas portuguesas.


Através dos painéis em azulejos, peças de cerâmica tridimensional e desenhos, há mais de 5 séculos de cultura e uma longa parte de sua história e a longevidade do azulejo é uma constante na mentalidade da arte portuguesa. Ao lado do fado, o azulejo é uma das maiores expressões da cultura artística portuguesa, sinal profundo e identidade que interliga sentimentos e modo de vida. Embora tenha sido utilizado em vários países, foi em Portugal que o azulejo assumiu importância se constituindo como um elemento diferenciador da cultura nacional e da criação artística universal.

A coleção do Museu Nacional do Azulejo, na sua riqueza e diversidade, permite se acompanhar a evolução da arte no país e é apresentada cronologicamente ao público visitante. Usado desde o século XVI, é entendido não somente como arte decorativa, mas como suporte de renovação e do registro de imagens em estreita consonância com a arquitetura. Sua utilização estendeu-se ao Brasil, onde permanecem aplicados alguns dos mais importantes exemplares da azulejaria portuguesa. O acervo do museu é um dos mais singulares por reunir uma das expressões de referencias e pelo prédio onde está instalado, o Convento da Madre Deus, obra maior da arquitetura religiosa e das artes decorativas.

Desde a primeira grande encomenda do Rei D. Manuel I, até a atualidade o azulejo pode ser visto como fonte documental e deverão servir como fonte de estudos da evolução das estruturas sociais, econômicas e culturais. Por exemplo o grande painel de Lisboa, uma peça de referência do museu, é um documento do maior interesse haja vista que representa uma Lisboa anterior ao terremoto de 1775. Nele, os rios e seus barcos, bairros e colinas, praças, palácios, conventos e igrejas além de toda atividade de uma urbe Européia. Já no começo do século XVIII, a produção tendeu para os tons azul e branco anunciando um novo ciclo desta arte. Dessa safra, o museu exibe painéis que permite ilustrar o momento de transição em que a pintura em azul começa a dominar as composições, trazendo consigo desenhos com contornos em manganês. Em 2008, peças do acervo do museu foram cedidos para duas exposições, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, fazendo parte das comemorações dos 200 anos da Família Real Portuguesa no Brasil. [Fotos divulgação]
Museu Nacional do Azulejo
Rua da Madre de Deus, nº 4. 1900 - 312
LisboaTelefone:(351) 21 8100340Fax:(351) 21 8100369

No comments: