Pages

Monday, December 31, 2007

Parabéns Maurício Cardim e São Paulo:


São mais de mil imagens transformadas em cartões postais, muitas capas de discos, cerca de 100 exposições fotográficas no Brasil e no exterior, muitas fotos publicadas em jornais e revistas e "Um Olhar Sobre o Brasil" projeto fotográfico culturalmente grandioso para o País, e em janeiro de 2008 completa 25 anos de profissão e dez com exposições sobre São Paulo

Fotógrafo profissional há 25 anos sendo que sua carreira teve início no meio artístico onde fotografou ídolos da Jovem Guarda, programas de televisão e para capas de discos. Mas, antes de lidar com personalidades artísticas e políticas Cardim trabalhou no comércio e no setor bancário. Porém, nunca escondeu sua admiração pela fotografia no mais amplo sentido: à natureza brasileira, temas sociais, movimentos culturais como circo e, especialmente, a arquitetura paulistana que no dia 25 de janeiro de 2008 ele completará 25 anos de profissão e uma década de constante homenagem a cidade em seu evento máximo, o aniversário. Durante três décadas ele morou nesta cidade, porém, há quatro anos fez uma parceria profissional com a Rede Padrão de Comunicação, na pessoa de Geraldo Padrão e também por conta do projeto "Um Olhar Sobre o Brasil" ele passou a residir na cidade de Sete Lagoas, MG, onde foi acolhido com muito carinho pelo povo mineiro. Mas, não pensem que o fotógrafo deixou de lado suas convicções e projetos para São Paulo. Ao contrário, Cardim está ainda mais ativo e localizado em ponto estratégico para continuar seu trabalho, pois já fotografou cerca de cem cidades mineiras para o projeto para o qual prospecta apoio para a viabilização do mesmo que é uma verdadeira cruzada cultural onde apresentará aos brasileiros detalhes e pontos turísticos e meio ambiente do País como jamais foram vistos. Este seu trabalho é algo grandioso, é semelhante a expedição realizada pelos holandeses Franz Post e Gerbrandt Von Ekout junto à pintura pelo País no século XVII.

O que faz do projeto uma vitrine muito atraente e de grande visibilidade cultural aos que pretendem ter suas marcas vinculadas ao nome de um projeto que é tão forte quanto o de seu autor. Vale ressaltar que no período de residência em Sete Lagoas Cardim já realizou várias mostras fotográficas individuais no Centro Cultural Maria Magdalena Alves Padrão sendo que a primeira foi em parceria com o fotógrafo Alan Wehner, na Casa da Cultura sempre dentro do cronograma do projeto fotográfico citado. Através de sua assessoria em São Paulo ele dá continuidade a "Um Olhar Sobre O Brasil". Ou seja, cujo intuito é fotografar e revelar os detalhes dos municípios paulistas a exemplo do quem vem sendo feito em Minas Gerais.

Sua importância na fotografia


Maurício Cardim está para exposição fotográfica como Paul Cézanne está para pintura. Ninguém sabia e não se arriscava, que a fotografia poderia ser elevada ao estatus de arte e exposta aqui no Brasil. Até que apareceu Maurício Cardim, vindo de Ipiaú. No princípio do século XIX quando surgiu a fotografia a pintura de cavalete esteve ameaçada de perder seu estatus que era de reproduzir e imortalizar atos reais e personalidades de época. Assim, a fotografia tomou clientes dos pintores por sua instantaneidade. Entretanto, sendo sua função mais importante a social como por exemplo casamentos e ilustrações de folhetins e jornais e registrar momentos e datas. Já no final da década de 70, no século XX, o baiano de Ipiaú, Maurício Cardim deixou sua cidade natal rumo à metrópole paulistana e não imaginaria a evolução que daria aos espaços culturais que, aproximadamente dez anos atraz não tratavam a fotografia como arte, eram pouquíssimos os que ousavam realizar exposições fotográficas. E Cardim, foi um dos pioneiros no quesito popularização da exposição fotográfica em São Paulo. Naquela época a fotografia já se encontrava em seu DNA. São muitos os momentos importantes registrados por suas lentes que vão de eventos como casamentos, batizados, capas de discos e programas de televisão chegando aos belos cartões postais com os principais pontos turísticos de vários estados brasileiros entre os quais monumentos da arquitetura paulistana, a natureza esplendorosa de Porto Seguro, o barroco e o circuito das águas das cidades mineiras, os edifícios histórico de Salvador, as praias de Santa Catarina, a arquitetura futurista de Oscar Niemeyer em Brasília e Belo Horizonte e as obras de Aleijadinho entre outros.

Seu talento é reconhecido


Seu talento é reconhecido nacional e internacionalmente por meios de cartões postais e exposição realizada no exterior. Mas, não foi fácil ele teve de expor seu trabalho ao seletivo crivo não só dos diretores de espaços culturais mais acostumados com exposições de artes plásticas, mas também à população que não estava habituada a este tipo de evento, a exposição de fotografias. Se verificarmos o portfólio do fotógrafo, só aparentemente sua lide teria sido fácil pois é recheado de recortes de jornais, revistas e cartazes dos mais variados espaços culturais do país. Porém, tudo isso foi construído a base de muita dedicação e talento, é claro. De lá até os dias atuais já são mais de 100 exposições pelo Brasil: Pinacoteca de Santos, Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal -SP, Bibliotecas Kennedy, Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade-SP, Memorial do Imigrante, Shopping Center Light, Sesi - São Caetano, Sesi, Sesi - Santos, Senac Sesc /SP, EMTU, Museu Histórico e Pedagógico de Araraqüara, Centro Cultural de Porto Seguro /BA, Centro Cultural Maria Magdalena Alves Padrão, Museu do Ferroviário - em Sete Lagoas /MG, até que seu trabalho chamou atenção do Cônsul brasileiro no Canadá, que o convidou para uma mostra no Centre Culturel Alfred Dellaire - Montreal. E tem mais: são milhares de imagens já transformadas em cartões postais e que encontram-se nas bancas de jornais de quase todo o País; o que poderia render-lhe mais um título: fotógrafo cartão-postal. Em 2004 Cardim teve parte de seu trabalho reconhecido. A Câmara Municipal de São Paulo conferiu-lhe diploma de Honra ao Mérito por sua contribuição cultural ao município. Portanto, se hoje existem exposições nos mais amplos estilos fotográficos e espaços culturais, do mais simples a mais sofisticada galeria é porque alguém lá atrás fez isso acontecer. Este alguém é Maurício Cardim. [francisco martins]

Serviço
*Minas Gerais - [31] 3776-3838 ou 3774-8562
www.mauriciocardim.com.br
www.tiobento.brasilflog.com.br
umolharsobreobrasil@yahoo.com.br
---------------------------------
# São Paulo - [11] 6848-3230
formasemeios.blogs.sapo.pt
agenciafm@gmail.com

No comments: