Pages

Wednesday, November 07, 2007

Três Lados da Mesma Moeda


Canal Aberto Comunicação informa: exposição de Leopoldo Tauffenbach

Na exposição, o artista fará uma ocupação do estúdio RISCO, com a apresentação de três painéis em papel cru (de algodão prensado) 2m x 1m, com estampas e desenhos. Os painéis apresentam visões particulares do artista sobre o Paraíso, o Inferno e o Purgatório, mas associando cada um como fases do próprio processo criativo.
No caso do Purgatório, temos uma espécie de síntese das outras estampas e do processo para concebê-las e executá-las, com a presentação de esboços, idéias e imagens que não só refletem a dualidade da natureza divina, mas a intensidade do processo criativo. As estampas foram realizadas utilizando-se o método de decalque de imagens realizadas em partes pelo artista. Inicialmente, ele desenhou cada uma das imagens e digitalizou-as. No computador, as imagens foram tratadas das mais diversas maneiras - foram distorcidas, reforçadas e receberam texturas e cores. Ao final, cada imagem foi impressa com o auxílio de uma impressora laser para então ser decalcada no suporte final. Este modo está de acordo com a pesquisa do artista, que investiga as inter-relações entre os modos tradicionais de estampa e o uso de tecnologias digitais. Além disso, o visitante pode ver cadernos de desenho e gravuras realizadas antes deste trabalho.


Leopoldo Tauffenbach

Nasceu em São Paulo em 1976. Formado em Artes Plásticas e Mestrando em Artes Visuais pela Unesp, sempre desenvolveu trabalhos ligados à gravura e técnicas de estampação. Foi aluno de Evandro Carlos Jardim, Norberto Stori, Joan Barbarà e Claudio Mubarac. Atualmente, dedica-se à pesquisa de novos meios de estampa com o auxílio de tecnologias e interfaces digitais.

Leopoldo Tauffenbach também é responsável por alguns projetos na área de cinema. Além de colaborar com o projeto "Reduto do Comodoro", do Cineasta Carlos Reichenbach, em 2006 foi curador da mostra "Oriente Extremo - O Cinema Transgressor Japonês", que exibiu 12 filmes do chamado gênero extremo, alguns verdadeiros clássicos da cinematografia nipônica, e que nunca tiveram exibição comercial no Brasil.


SERVIÇO:

Exposição Três Lados da Mesma Moeda

Artista: Leopoldo Tauffenbach
Abertura: 9 de Novembro de 2007, a partir das 19h
Visitação: de 10 de novembro a 8 de dezembro de 2007;
Quartas, quintas e sextas das 18h às 22h e sábados das 10h às 16h.

Local: estúdio RISCO

Galeria Metrópole – Av. São Luís 287 loja 4 passeio paris – Centro – São Paulo (acesso pela Pça. Dom José Gaspar 106) – Fone: 11 - 9127.0707
contato: risco6@gmail.com
mais informações: www.risco6.com.br

No comments: