Pages

Tuesday, November 06, 2007

Bienal as margens do Sena


Paris - As margens do rio Sena são o palco da Primeira Bienal de Imagens do Mundo - Photoquai.

A bienal reúne fotografias de mais de 70 fotógrafos de nações sem tradição no eixo Europa-Estados Unidos, como por exemplo países da Ásia, Oriente Médio, América Latina e África. O evento tem como destaque a criação contemporânea de fotógrafos conhecidos destes países. Entre eles estão os brasileiros Sebastião Salgado, Carlos Freire, João Wainer, Numo Rama, Lúcia Guanaes e Iatã Cannabrava. A mostra ocorre
em nove diferentes locais da capital francesa, situados às margens do Sena. A maior parte dos trabalhos ficará exposta ao ar livre, mas alguns museus parisienses também vão abrigar fotografias. A Embaixada do Brasil em Paris abriga os trabalhos do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, cuja trabalhos estão expostos desde esta terça-feira,7, e de Carlos Freire, cuja exposição será inaugurada no dia 14 de novembro. Nos espaços ao ar livre é possível conhecer a obra de fotógrafos contemporâneos de países como o Irã, Rússia, Síria, China, Índia, Venezuela, Colômbia e República do Congo, entre outros.

Photoquai é organizada pelo Museu do Quai de Branly, dedicado às artes "não-ocidentais”. Grande parte das obras ficará exposta na ponte Debilly, inclusive imagens dos índios Botocudos do Brasil, em 1844. Câmera Obscura é homenageado com exposição no Museu do Quai de Branly, que mostra os primeiros retratos feitos com daguerreótipos, a partir de 1841.

No comments: